No ponto de vista geotécnico, o melhoramento de solo com pneu de borracha diminui significativamente o peso específico seco e aumenta a resistência ao cisalhamento, proporcionando maior durabilidade as obras geotécnicas. Na presente pesquisa, são apresentados os resultados da avaliação do solo laterítico de Brasília, com e sem a adição de uma fração fina de borracha reciclada de pneus inservíveis. A metodologia da pesquisa foi dividida em seis etapas principais: caracterização dos materiais, determinação do teor ótimo de borracha, ensaios de compactação, ensaios de resistência ao cisalhamento, ensaios de adensamento unidimensional e Índice de Suporte Califórnia (ISC). Os ensaios que avaliaram as mudanças das propriedades mecânicas, foram realizados sob corpos de prova compactados no peso específico máximo seco e umidade ótima, utilizando a energia de compactação Proctor modificada. Os ensaios foram realizados para o solo no estado natural e com adição de 3% (em relação à massa do solo seco) de pneu granular reciclado. Para os níveis de tensões utilizados nos ensaios, o solo-borracha apresentou um melhoramento significativo na resistência ao cisalhamento, aumentando o ângulo de atrito interno das partículas em 10% e reduziu a coesão em 48%. No ensaio de adensamento unidimensional o solo-borracha apresentou um índice de vazios maior que o solo puro, e no ensaio de Índice de Suporte Califórnia o solo-borracha apresentou uma redução de 80% na resistência a compressão. Em função dos resultados obtidos, é possível concluir, que a utilização de pneu de borracha no melhoramento das propriedades mecânicas de solos laterítico, é uma alternativa viável para a reciclagem e reaproveitamento de pneus inservíveis em aterros.
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