O que diferencia uma empresa em seu segmento é a sua forma de atuar.
Ciente dessa responsabilidade, a HNS vem aprimorando seus processos operacionais sempre preocupada em utilizar as melhores práticas mundiais e metodologias certificadas internacionalmente. Veja algumas de nossas especialidades


CONCRETO PROJETADO
É cada vez mais frequente o uso de concreto projetado em vários tipos de obras de contenção (cortina de estacas, solo grampeado, aterro reforçado, entre outros) e, também, em obras de proteção superficial de taludes contra erosões, vez que possui elevada resistência inicial e não requer a utilização de fôrmas. Trata-se de uma mistura de areia, pedrisco, cimento, água e aditivos com dimensão máxima dos agregados inferior a 4,8 mm, que é transportada por uma tubulação (mangote) e projetada com uso de ar comprimido sobre uma superfície a ser protegida.


CORTINA ATIRANTADA
Elementos resistentes à tração são introduzidos no terreno em perfuração previamente executada. Tirante é uma peça composta por um ou mais elementos resistentes à tração, montada segundo especificações do projeto. Estes elementos são introduzidos no terreno em perfuração previamente executada. Logo após é feita injeção de calda de cimento ou de outro aglutinante na parte inferior destes elementos, formando o bulbo de ancoragem, que é ligado à parede estrutural, pelo trecho não injetado do elemento resistente à tração e pela cabeça do tirante.


DRENO FIBROQUÍMICO
O dreno fibroquímico remove água do subsolo, promovendo o adensamento vertical da camada argilosa. O uso do dreno fibroquímico, ou geodreno, objetiva remover água do subsolo, promovendo o adensamento vertical da camada de argila mole, obtendo-se assim a estabilização do solo. O método é o da cravação de membranas plásticas, com cerca de 10 cm de largura por 5 mm de espessura, envolvidas por geomembranas. A cravação é feita por meio de lanças verticais, que podem atingir cerca de 30 metros de profundidade. Segue-se com a aplicação de aterro provisório, de sobrecarga. Os drenos absorvem e filtram as águas destes solos, comprimidos por aterros temporários. Isto gera um "rebaixamento" dos mesmos, tornando-os mais densos e minimizando os recalques ao longo do tempo.


ESTACAS-RAIZ
Estacas-raiz são fundações moldadas no local através de injeção sob pressão. Estacas-raiz, microestacas e estacas alluvial anker são fundações moldadas no local, nas quais se utiliza a injeção sob pressão para se fazer a moldagem do fuste. Imediatamente depois de feita a perfuração e a instalação da ferragem, é feita a injeção ascendente, enquanto o tubo de revestimento é retirado e é aplicada baixa pressão no topo. Este procedimento pode ser substituído pela injeção do tubo com válvulas, descrito a seguir. A estaca-raiz é armada com barras de aço e estribos ao longo do seu comprimento. Junto à ferragem se instala um tubo com válvulas, para injeção complementar. Depois de pelo menos 12 horas, se executa a injeção complementar.


INJEÇÃO DE CONSOLIDAÇÃO
Com a injeção de material, ocupa-se vazios, provocando o adensamento das camadas adjacentes. O tratamento de solos e rochas por injeção objetiva promover melhorias para situações especiais da engenharia civil, tais como: aumentar a impermeabilidade, melhorar as condições de estabilidade, melhorar capacidade de carga. O tratamento é feito pela injeção no maciço de um determinado volume de material a uma determinada pressão. Este material pode ocupar os vazios existentes, romper o maciço e nele se alojar, provocando o adensamento das camadas adjacentes, ou se impregnar em seus vazios. O material injetado pode ser: calda de cimento; argamassa; solo-cimento ou compostos químicos. Usualmente, são injetadas caldas de cimento. Neste texto, para contemplar todas as possibilidades, usamos a expressão material injetado.


REBAIXAMENTO DO LENÇOL FREÁTICO
Sistema para se retirar água do subsolo de forma com bombas, através de vácuo ou ejetores. Rebaixamento por poços é um sistema para se retirar água do subsolo de forma induzida, portanto não gravitacional, através de poços com diâmetros bem pequenos. Esta técnica é utilizada para profundidades usuais entre 5 e 30 metros. Três sistemas serão abordados: bombas submersas, vácuo e injetores (ou ejetores). Os poços para instalação de bombas submersas são perfurados com diâmetros entre 200 e 400 mm. O espaço entre os furos é de 3 a 10 m. Em geral, os poços são executados por perfuratrizes que empregam circulação direta. Dependendo da estabilidade da parede, o furo pode ser revestido ou não.
nosso diferencial técnico
Com uma atuação direcionada para as necessidades de seus clientes e sempre procurando a adequação entre objetivos, prazos, qualidade e custos, a Sondotécnica ocupa lugar de destaque no mercado de engenharia, oferecendo serviços globalizados para projetos nos setores de:
Consultoria técnica
HNS ENGENHARIA é um grupo global de empreiteiras especializadas em tecnologia com geopolímeros para engenharia de solos. Oferecemos os sistemas mais avançados e precisos para levantamento de placas de concreto e estabilizações, e uma alternativa sem transtornos para o reforço convencional para problemas de recalque de fundações.
Melhoramento de solos
É um procedimento de engenharia, pelo qual a capacidade de carga de solos de fundação pode ser melhorada continuamente até profundidades consideráveis – ou apenas a uma profundidade específica – com a injeção de geopolímeros expansivos. O procedimento permite a densificação e compactação do solo logo abaixo de uma edificação, sem escavações, vibrações ou forças mecânicas.
Renivelamento
O processo de renivelamento HNS fornece uma solução de recuperação rápida, precisa e custo-efetiva para recalques, estabilização, e onde possível, renivelamento de placas de concreto afundadas. As aplicações variam de reparos domésticos até grandes projetos industriais e comerciais, estradas e pistas de aeroportos.
Suporte Estrutural
As soluções HNS de suporte estrutural consolidam o terreno subjacente e aumentam a sua capacidade de carga, resultando em um suporte de fundação de longo prazo. É um processo exclusivo, patenteado e uma alternativa rápida e sem transtornos para estaqueamento e suporte para fundações. As soluções HNS podem ser injetadas em profundidades de até 9 m abaixo de fundações de diferentes tipos, e podem ser usadas para corrigir sistemas como estaqueamento e melhoramento de solos que falharam.